Cmte. Gustavo Henrique Albrecht

"Eterno presidente "

CMTE. ALBRECHT.jpg
albrecht.png

Quem é o CMTE. ALBRECHT

Nascido em 27 de junho de 1948 em Lajeado (RS) é um ícone da aviação leve do Brasil. Há quem defenda que ela só exista na forma que está devido a ele. Piloto desde os 18 anos no Rio Grande do Sul, fez carreira na Força Aérea Brasileira e na aviação civil. Idealizador, fundador e eterno presidente da ABUL, “Maj Albrecht”, como é conhecido, foi um visionário do “ultralevismo” nacional. Quando os primeiros ultraleves começaram a se propagar pelo Brasil, foi audaz e resiliente, tomou a frente e lutou junto ao DAC, atual ANAC, por normativas, regras e condições diferenciadas da aviação geral. Fundou a antiga Associação Brasileira de Ultraleves - ABUL em 1987 e por 34 anos dedicou-se de corpo e alma à nobre missão de defender o atual aerodesporto nacional e internacional com maior liberdade de voar.

cmte albrecht.jpg
albrecht.png

Histórico

Logo ABUL original.jpg

1948

1966

1967

1972

1978

1980

1987

1988

1990

1992

1994

Gustavo Henrique Albrecht, nascido em 27 de junho de 1948 em Lajeado (RS).

Formado Piloto Privado no AC S. Leopoldo no RS, voou as aeronaves de instrução CAP-4 e P-56.

Entrou para a FAB tornando-se Oficial Aviador em 1971. Durante este período voou as aeronaves convencionais Fokker T21 e T22 e a aeronave a jato Cessna T-37.

Foi indicado para o Curso de Seleção de Piloto de Caça que realizou em Fortaleza, sendo declarado Piloto de Caça naquele ano. O curso foi realizado em aeronave a jato Lokheed T-33. - Designado para servir no 1º Grupo de Aviação de Caça voou naquela Unidade Aérea no Rio de Janeiro até 1977. Inicialmente voou em aeronaves a jato da Embraer Xavante AT-26 e após em aviões supersônicos Tiger II F5 E de cuja implantação na FAB participou.

Transferido para a Base Aérea de Canoas - RS, continuou a voar os F5E, além dos aviões de transporte Bandeirante E-110 da Embraer.

Foi transferido para o DAC no Rio de Janeiro onde, como checador, voou na RIO SUL LINHAS AÉREAS em aeronaves Bandeirante;
Fez o curso de Boeing 727 e voou até 1987 na Transbrasil SA na qualidade de Checador;

Criação da ABUL no dia 14 de março na sede do Clube CEU no Rio de Janeiro. Foi transferido para o SERAC1 com sede em Belém-PA; Foi também checador de helicópteros, ultraleves, girocópteros e balões a ar quente; Fez o curso e foi Oficial de Segurança de Voo por 6 anos.

Passando para a reserva da FAB, voou aeronaves de pequeno porte na Amazônia (toda a linha CESSNA e alguns PIPER) transportando os garimpeiros em Itaituba-PA e em Boa Vista-RR. Num período de dois anos voou cerca de 2000 horas operando em pistas abertas por garimpeiros em meio à Floresta Amazônica.

Representante comercial e Piloto de demonstração da Ceramarte Helicópteros ROTORWAY; Empresa de Representações, a RG Albrecht Rep Ltda; Piloto de Demonstração de ultraleve stol, fabricado na Colômbia pela Agricópteros e montada em Curitiba-PR; Piloto de Teste da Stratus, aeronave anfíbia futurística (toda de fibra, tri-wings). Num dos voos de teste teve um acidente que o afastou do voo por um período.

Voltou a voar o MAI 890 BABY-MIG, protótipo de ultraleve russo, da empresa SINOS Aeronáutica, representante da AVIATIKA no Brasil; Por lazer voou mais de 80 tipos de aeronaves, dentre elas: asa delta, paraglider, paramotor, ultraleves, planadores, girocópteros, aviões de acrobacia etc

Fez diversos traslados de aviões dos EUA para o Brasil, todos monomotores de 2, 4 ou 6 lugares. Pitts, Christen Eagle, Show Cat foram os de acrobacia, todos de dois lugares onde o segundo assento servia para colocar o combustível extra necessário para cruzar o Caribe. Pawnnee, AgTruck, Dromader foram os agrícolas.

Museu_Aeroespacial_-_Esquadrilha_Céu_02.jpg

Resumo


🎖️Oficial Aviador da Força Aérea Brasileira.

🎖️Checador do Departamento de Aviação Civil.
🎖️Oficial de Segurança de Voo.
🎖️Piloto de garimpo na Amazônia.
🎖️Assessor Aeronáutico na implantação de montadora de helicópteros.
🎖️Assessor e piloto de testes em projeto de aeronave leve esportiva.


🎖️Organizador de mais de 30 eventos esportivos (voo à vela, ultraleve e rally aéreo).


🎖️Praticante de todas as modalidades aerodesportivas, principalmente a Acrobacia Aérea.


🎖️Primeiro Campeão Gaúcho de voo livre em asa delta.
🎖️Piloto de demonstração de aeronave russa acrobática.


🎖️Autor de quatro manuais para ultraleves: Conhecimentos Teóricos para Piloto      Desportivo, de Voo e do Instrutor, também para Piloto Desportivo, Regulamentos para Piloto de Recreio e de um manual de Acrobacia Aérea.


🎖️Autor do livro: Piloto de garimpo.
🎖️Diretor de Assessoria Aeronáutica.


🎖️Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Ultraleves por 34 anos, tendo sido reeleito por 16 vezes Conselheiro da ABTAER.


🎖️Diretor de Voo de Formatura do CBA.
🎖️Gerente de Segurança Operacional da Helistar Táxi Aéreo.
🎖️Delegado do Brasil na FAI – Federação Aeronáutica Internacional.
🎖️Presidente do CAB – Comitê Aerodesportivo do Brasil.